ONG Amigos da Vida inicia projeto de incentivo a leitura em escolas públicas do DF

As primeiras de uma série de sessões de contações de histórias aconteceram nesta quinta (11). Bibliotecas completamente reformadas devem ser entregues em Taguatinga e Guará

A Organização Amigos da Vida, em parceria com o Instituto CNP Brasil, iniciou o projeto “Bibliotecas Renato Russo” para promover dezenas de sessões de contações de histórias infantis em escolas da rede pública do Distrito Federal. Nesta quinta (11) aconteceram as primeiras apresentações de leitura do Livro Festa na Savana para mais de 330 crianças.

Foram duas sessões apresentadas pelo autor João Vieira na Escola Classe I do Guará. Durante a manhã, mais de 169 crianças assistiram atentamente ao espetáculo. Já na parte da tarde, mais de 159 alunos puderam escutar atentamente as reviravoltas da obra do autor brasiliense.

Até dezembro, mais de vinte outras apresentações vão acontecer em escolas públicas das regiões administrativas do Distrito Federal. Autores de títulos infantis e juvenis irão até os pátios e auditórios contar pessoalmente as histórias dos livros que escreveram. O intuito da iniciativa da ONG Amigos da Vida e do Instituto CNP Brasil é incentivar o hábito da leitura de obras completas, enfraquecido pelos hábitos digitais.

Esse desejo de gerar interesse pelos livros tem uma motivação ainda maior. No fim de todo o circuito de apresentações, duas “Bibliotecas Renato Russo” vão ser entregues, uma ao Centro de Educação Infantil I de Taguatinga e outra à Escola Classe I do Guará. As duas instituições terão seus espaços de leitura e estudo renovados.

As salas originais foram esvaziadas e os trabalhos de reparo e reformulação estrutural foram iniciados na última semana. O projeto “Bibliotecas Renato Russo” irá entregar mobiliário como mesas, prateleiras e armários novos, além de reforçar o acervo das escolas com milhares de livros. Ao todo, a ação atende mais de 600 alunos.

Tagore Vilela, arquiteto responsável pelos projetos das duas salas, explica que o objetivo da reforma é possibilitar uma imersão da criança na experiência da leitura. “Os livros ganham formas, figuras, fantasias, cenários e tudo isso é permitido através do espaço arquitetônico.
A biblioteca passa a ser um teatro, uma sala de estar, um quarto, uma cozinha ou qualquer outro cenário onde a criança possa contar ou observar ou uma história a ser contada”, diz.

Problemáticas de educação ligadas à sustentabilidade também são preocupações do projeto “Bibliotecas Renato Russo”. Espaços para o descarte adequado de lixo eletrônico serão entregues às instituições para que possam dar o melhor fim a esse tipo de material. A expectativa é que os espaços, incluindo bibliotecas e outras instalações, sejam entregues aos alunos em dezembro deste ano.

Deixar uma resposta

pt Português
X